terça-feira, 14 de abril de 2009

Porque ALM?

Durante algum tempo venho acompanhando o movimento na Internet em prol do software livre, e acredito que, se podemos ter um substituto free ou opensource para os software pagos, porque não utilizá-los?

Pois bem, venho pesquisando a muito tempo sobre alternativas para softwares comerciais, e tenho realmente encontrado coisas que me surpreenderam. Mas reconheço que não é um trabalho fácil. A pesquisa é cansativa e demorada, assim como a análise do software. Ainda mais quando não encontramos na versão gratuita aquela função que a gente tanto gosta na versão comercial.

A motivação para este blog foi devido a dificuldade que encontrei foi quando iniciei a pesquisa sobre software para ALM (Application Lifecycle Management ou Gerencimento do Ciclo de Vida de Aplicações). Não muito recentemente assumi a posição de responsável do desenvolvimento em uma empresa de software, e comecei a me deparar com dificuldades sistemicas para o gerenciamento de projetos, dos desenvolvedores, enfim, tudo que gira em torno do processo de planejamento, definição, modelagem, desenvolvimento, testes, distribuição e o próprio gerenciamento de todas estas fases. Por ser uma empresa pequena, não temos como bancar softwares e sistemas caros, por isso comecei a procurar alternativas de ALM, assim como eu já havia fazendo com programas simples do nosso dia-a-dia (como um editor ou compardor de textos), que ajudam e tornam a produtividade dos desenvolvedores maior.

Bem, sem mais delongas, pretendo postar aqui o meu progresso ao encontrar, utilizar e integrar estes softwares como soluções abertas, e quem sabe, também comerciais (pode ser que eu não ache um substituto para a versão comercial).

Nos próximos posts, irei esclarecer melhor todas as etapas e como a coisa será dividida. Mas sintam-se a vontade para comentar e sugerir softwares free ou opensource.

Nenhum comentário:

Postar um comentário