domingo, 6 de setembro de 2009

Documetação

É gente, andei realmente atarefado estes últimos meses, mas felizmente consegui um tempo para testar alguns softwares bem legais.

Quando falamos de documentação, principalmente em ALM, temos que documentar a totalidade do ciclo de vida, desde uma proposta comercial até o código fonte do software.

A primeira fase do ALM é a do planejamento, onde descrevemos o propósito do sistema, temos inclusive a questão do gerenciamento de requisitos e mudanças. Mas no início de tudo, o que precisamos é de um bom editor de texto, planilha eletrônica, alguns fluxogramas básicos e o cronograma inicial do projeto.

Para a edição de texto, criação de templates de documentação de regras de negócio e criação de planilhas, nada melhor que já bastante conhecido OpenOffice. O pacote está na sua versão 3.1 e conta além do editor e planilhas, com o software para criação de apresentações e desenhos. Há também no pacote Base, concorrente do Access.

O pacote não fica devendo em nada para o concorrente Office da Microsoft, exceto pelo Project e Visio. Quanto ao Project, há um projeto opensource muito bacana chamado OpenProj, que podemos usar como substituto do Project. Para quem nunca usou, vai se impressionar com a semelhança com o software da Microsoft.

Agora, difícil mesmo, é substituir o Visio. Ele tem várias ferramentas dentro de uma só, como diversos tipos de diagramas de software como UML, de engenharia, fluxogramas e tem desenhos muito caprichados para criar esquemas e colocar em apresentações.

Ainda não consegui encontrar nada que se compare ao Visio. Até agora, os dois softwares que encontrei que são bem simples, são o Dia e o CADE, mas a minha procura continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário